Criança de 11 anos cria primeiro vírus de iPhone
16/07/08
A firma de segurança F-Secure divulgou informações sobre o que parece ser o primeiro vírus trojan para o telefone celular da Apple, iPhone.
Segundo o site BetaNews, o vírus teria sido criado por uma criança de 11 anos e ameaça apenas uma pequena parcela dos usuários que abriram seus dispositivos para instalação de aplicativos não oficiais.
O trojan se disfarça de uma atualização para o "Erica's Utilities" intitulada "113prep", em possível referência à próxima atualização de firmware. Ao ser instalado pelo usuário, o aparelho mostra apenas a palavra "shoes", enquanto apaga, sem qualquer notificação, arquivos no diretório /bin, o que trava aplicações válidas como, por exemplo, o sendfile.
O vírus teria sido criado por um desenvolvedor de apenas 11 anos e é responsável por inutilizar o iPhone de suas vítimas. Ainda não se sabe se uma restauração no sistema seria capaz de reverter os danos causados, principalmente pelo fato da Apple se recusar a realizar manutenção em aparelhos modificados.
O site ModMyIfone, o primeiro a perceber a ação do vírus, afirmou que o site que hospedava o código malicioso foi retirado do ar.
Em seu blog a F-Secure declarou que espera que isto sirva de aviso para que usuários que abriram seus iPhones para softwares de terceiros não instalem códigos não autorizados sem pensar duas vezes.
"Desta vez foi um garoto de 11 aanos brincando com arquivos XML quem criou o trojan. Na próxima pode ser alguém com mais habilidade e com um alvo específico", alertou o especialista Jarno, no blog da companhia.
Putz! 11 anos ! E eu pelejando aqui com planilhas Excel !
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
- Criança é foda,
- Tecnologia/Web
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário
Notícias estranhas, engraçadas e absurdas...porém reais !
Comenta qualquer coisa aí que aqui quem manda sou eu !
E se eu achar inapropriado ( raro! ) eu apago...