Estudo mostra que ratos não tem noção do tempo
Animais parados no tempo
Estudo publicado na revista Science reacendeu uma questão controversa entre neurocientistas: a memória episódica de animais. Segundo os pesquisadores da Universidade de Ontário do Oeste, Canadá, os ratos não são capazes de associar suas lembranças a um ponto no fluxo do tempo, ou seja, eles não têm noção de passado e futuro.
Isso não significa que esses animais não tenham memória, pois sua habilidade de encontrar alimento dentro de um labirinto é reconhecidamente notável. No entanto, o experimento mostrou que eles não conseguem se lembrar de quando os eventos aconteceram.
Os dados fortalecem a hipótese segundo a qual a memória episódica ocorreria só em humanos. Se for verdade, é possível que os cães, assim como os ratos, não tenham noção da passagem do tempo. Isso poderia explicar por que, independentemente de quanto tempo fiquem sem ver o dono – cinco dias ou cinco meses –, quando os dois se reencontram, o animal vai fazer festa e abanar o rabo com a mesma intensidade.
This entry was posted on October 4, 2009 at 12:14 pm, and is filed under
- Curiosidades,
- Estudos/Pesquisas,
- Mundo Animal
. Follow any responses to this post through RSS. You can leave a response, or trackback from your own site.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 de junho de 2008 às 12:01
Por isso que perguntei a hora pra um, e ele não soube me responder.. Agora tudo faz sentido.
7 de janeiro de 2013 às 01:40
Esse sujeito iria odiar trabalhar na minha empresa. lá eles são chatos demais e fica encima da gente por conta do horário.